Se alguém perguntar por Fernanda

“Voz pequena e grande timidez. Uma garota moderna, com ares europeus e um look meio oriental, livre e independente”. Parece que Nelson Motta está descrevendo Fernanda Takai, mas foi isso que ele escreveu há 40 anos sobre Nara Leão.

Pra quem nunca enxergou, as duas moças têm mesmo muito a ver. Quando Nelson reparou e apontou o fato para Takai, se surpreendeu em saber que a vocalista da banda Pato Fu já conhecia seu trabalho. Fernanda ouvia fitas e vinis de Nara desde quando era criança.

Trabalhando em seu estúdio caseiro com o marido John (também do Pato Fu), Fernanda foi fazendo bonitas versões de canções de Nara, com um ar mais moderno e eletrônico. Cada demo era enviada para Nelson, em MP3, por e-mail. Ele retornava com observações. E foi assim por um bom tempo.

Percebendo que tinham material demais nas mãos, a decisão de lançar um álbum foi tomada e saiu o bonito “Onde Brilhem Os Olhos Seus”. O CD traz, entre outras, “Insensatez” (Jobim e Vinicius), “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho), “Com Açúcar, Com Afeto” (Chico Buarque) e outras canções de compositores igualmente talentosos.

Muito bem recebido por público e crítica, Fernanda saiu em turnê pelo país. Um show intimista, mas bem animado e tocante. Quando coloquei o CD dela pra tocar no som do carro, meu pai disse (ao ouvir “Odeon”): “Gente, mas essa moça não fazia rock? Quem diria!”. E é isso mesmo. A própria cantora explica no show: “Não tem dessa de erudito ou popular”. Música boa é aquele que é mágica, que nos faz bem. E ponto. O show foi muito gostoso pois era algo diferente. A platéia parecia estar muito feliz de estar ali e Fernanda idem.

Sempre muito educada e bem-humorada, Fernanda e sua pequena e competente banda tocaram todas as canções selecionadas para o CD e versões bem gostosas de “Ben”, do Jackson 5, uma do Duran Duran que estou tentando lembrar o nome desde ontem, e outras canções que fizeram sucesso na voz de Nara.

Enfim, foi um belo show. Fiquei muito contente de ter ido.

Anúncios

3 comentários em “Se alguém perguntar por Fernanda

  1. “Onde Brilhem Os Olhos Seus” tá rodando direto no meu PC. Ela é um docinho de artista, e realmente, faltou mesmo a melancolia de Nara na sua voz, mas cada um sua personalidade, e valeu o esforço dela na homenagem.Se superou na qualidade do CD, nos arranjos e tudo mais. Vale muito à pena.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s