O pop tem razão: “One More Time With Feeling”

“Eu era deprimido pois ouvia música pop ou eu ouvia música pop pois eu era deprimido?”. Essa é uma questão de “Alta Fidelidade”, não sei se do filme ou do livro ou dos dois. O que interessa é que a dúvida é pertinente. Para tentar extrair dela algum divertimento – ou alguma sabedoria – criei essa categoria no blog para analisar músicas que fazem sentido pra mim.

É típico no teatro infantil, por exemplo, que o primeiro personagem a interagir com a platéia grite “tudo bem, garotada?”. Todos respondem: “tudo”. Ele diz que não ouviu direito, para as crianças responderem novamente, mais alto. “Tuuuudoooo!” É essa a idéia da expressão “de novo, agora com força” ou “agora com sentimento”, ou “one more time with feeling” – que, por acaso, é o nome de uma bela canção de Regina Spektor.

“Seus pontos foram feitos corretamente, mas suas cicatrizes estão se curando de forma errada”, ela canta na primeira linha. Poderosa metáfora. “One More Time With Feeling” é sobre as cobranças que fazemos de nós mesmos. Queremos muito, mas ficamos parados e confortáveis, não nos esforçamos e ainda reclamamos do que não aconteceu.

“Você achava que, a essa altura, você seria melhor do que é. Você achava que, a essa altura, eles já teriam visto como você chegou longe”, diz com tristeza a letra. Tem tudo a ver com uma frase que usava muito na terapia, quando justificava minha insatisfação com minha vida apesar dela ser bem boa: o problema não é o que eu sou, é o que eu queria ser.

“E o orgulho dentro dos seus olhos estaria sincronizado com um amor que você nunca viu, bem maior dos que já foram mostrados a você”. Ai, acho isso tão bonito e triste. É uma canção meio de auto piedade, acho que me identifico por isso.

Mas nem tudo está perdido. Tente de novo, grita com mais força e faça tudo com mais sentimento. Acho que essa é a mensagem por trás da composição. Estou tentando, Regina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s