As vantagens de ser você mesmo

Eu já chorei vendo filmes. Vários. Geralmente no final deles. Mas esse “The Perks of Being a Wallflower” (“As Vantagens de Ser Invisível”) foi do começo ao fim, sem parar.

Não sei exatamente o que me comoveu tanto. Tê-lo visto depois de uma semana peculiarmente complicada e em um sábado chuvoso pode ter ajudado. Mas é que ele se comunicou diretamente com o Gabriel de 16 anos que ainda existe dentro de mim. A história seria, em um grande resumo, sobre um grupo formado pelos impopulares do colégio. Mas é bem mais que isso, é uma história sobre pessoas que não são comuns e que não se sentem pertencentes a algo – seja ao colégio, à própria família, à própria sexualidade, ao próprio relacionamento, às suas próprias emoções e sentimentos. E quem nunca se viu em uma dessas, certo?

Lembro bem do começo da minha adolescência e me vi muito no filme. A vida e o futuro eram incógnitas (ainda são, mas isso talvez cause menos desespero hoje) e eu me sentia tão perdido quanto aqueles personagens. Me sentia invisível em certos cenários, tinha frustrações idiotas, uma memória seletiva sabotadora, um horror. Agora, alguns anos depois, saí do cinema sob um céu cinza, me sentido muito sozinho e com a cuca cheia de dúvidas e de algumas certezas também. É que me deixei levar pelo filme, me entreguei de verdade, e foi bom isso. Não lembro a última fiz que fiz algo assim e me fez bem. Chorei lágrimas dessa semana misturadas com algumas que eu parecia estar segundo há anos.

O filme tem tudo – incluindo a atriz da série Harry Potter – para virar uma modinha entre adolescentes que vão aos seus tumblrs dizer “OMG my favorite movie ever” (tinha um grupo na minha sala que aplaudiu a tela quando ela apareceu), mas ele é mais profundo do que parece. Vale muito dar uma chance. E dica: não ligue para o pôster e nem veja o trailer, talvez seja melhor assistir o filme assim, com a mente em branco.

2 comentários em “As vantagens de ser você mesmo

Deixe um comentário

