Madonna ainda chuta bundas

12-06-29-madonna-mdna-tour-berlin-0015

Toda vez que vou em algum show juro pra mim mesmo que ele será o último. É muito perrengue: o lugar é longe, é muita gente junta, disputa de lugares, falta de educação, filas, cambistas na porta, vendedores de água atrapalhando sua visão. Mas aí anunciam que Madonna vai vir – e não dá pra ignorar.

O show é muito bonito e meio confuso ao mesmo tempo. Mais uma vez ela capricha demais nos primeiros dois blocos do show e deixa os dois últimos meio largados. Mas é tudo muito legal e divertido! A impressão, na verdade, é de estarmos vendo um show de greatest hits. Mesmo que ela não cante certos sucessos passados por inteiro, sempre há alguma citação pra te cutucar.

Por exemplo: “Girl Gone Wild” cita de leve “Material Girl”, em “Candy Shop” ela solta umas frases de “Erotica” e no fim mistura “Celebration” com “Give it 2 Me”. Além disso, canta “Like A Prayer”, “Express Yourself”, “Papa Don’t Preach” e “Open Your Heart” numa versão absurdamente bonita.

Enfim, eu adoro essa mulher e tudo que ela representa, todo o conceito de seja você mesmo, se dê valor, seja dono do seu talento, do seu corpo e da sua mente – sim, pois são essas as mensagens nesses 30 anos de carreira. Não sou fanático otário de achar que tudo que ela faz é impecável, mas também não sou desses que acha que chamá-la de “velha” e “tia” é um apelido carinhoso. Aliás, pelo contrário, e é sobre isso que queria escrever – não apenas sobre o show em si.

Entre os fãs de Madonna tem gente de tudo quanto é jeito. Mas as plateias não são feitas apenas por fãs e os comentários que ouvi ao meu redor durante o show foram bem bobos. A maior parte, claro, falando que “ela está velha demais pra fazer isso”.

Aí lembro que não estamos na presença de uma qualquer – e sim de Madonna.

Ela pode até perder quando disputa com Rihannas e Lady Gagas os pedidos feitos para os DJs nas boates e os votos das paradas adolescentes da MTV. Mas creio que ainda ganha no lado artístico que existe na música pop: uma das provas mais recentes é seu álbum “MDNA” que, entre uma música chiclete e outra, tem letras bem pesadas e pessoais – a maioria sobre seu divórcio do cineasta inglês Guy Ritchie.

Só acha que ela está velha demais pra fazer isso ou aquilo quem não entendeu esses recados que ela tenta passar desde o começo da carreira. Tudo bem, Madonna parece ter caído na armadilha que ela mesma criou. Precisa fazer turnê mundial, tanta dança, tanto telão? Talvez não, mas é isso que esperam dela, a mulher que inventou e aprimorou tudo isso. Mas ela mesma já disse, anos atrás, quando foi comparada à Britney Spears: “é preciso muito mais do que apenas tirar a roupa pra ser como eu”.

Madonna é pop, mas tem algo sério, relevante e verdadeiro a dizer, algo que não existe em profusão hoje em dia – é só ligar no VH1 em qualquer tarde de domingo pra comprovar.

E não vou nem entrar na discussão profundamente, mas vale lembrar: grande parte dos fãs é gay e uma boa fatia dessa comunidade é superficial, age como se não fosse envelhecer e tem como combustível tudo que é novo, não importando muito o conteúdo dessa coisa nova. Daí fica complicado mesmo.

Ah, mas e o show? O show é ótimo! Quero que saia o DVD logo pra eu poder rever várias vezes – e com a vantagem de não precisar lidar com essa galerinha chata do meu lado. (:

Anúncios

2 comentários em “Madonna ainda chuta bundas

  1. Concosco com tudo que você escreveu, especialmente “grande parte dos fãs é gay e uma boa fatia dessa comunidade é superficial, age como se não fosse envelhecer e tem como combustível tudo que é novo”. Fico feliz de ter visto o show de perto, mesmo sabendo que não é uma das melhores turnês, mas independentemente disso, ela ainda me orgulha e me faz refletir e questionar sobre a vida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s