O Gato Que Precisa Se Reafirmar

Uma onda de comportamento antiga e que todo mundo conhece bem é a cozinhada de WhatsApp. Não interessa como o seu número chegou aos contatos da outra pessoa, o que importa aqui é que nunca sai disso: começa com bom dia todo dia, como tão as coisas por aí?, planos pro final de semana?, e termina com um emoticon genérico.

E tem uma nova onda de comportamento idiota de caras por aí muito ligada à essa anterior. Na verdade, é praticamente um novo velho personagem da cultura popular dos relacionamentos modernos (que, inevitavelmente, passam pelo WhatsApp em algum momento): o Gato Que Precisa Se Reafirmar.

Ele é aquele filho da puta que te dá mole, sempre deu, que você ficou uma ou duas vezes e foi bem legal, mas ele sempre te dá uma cozinhada depois. Mas ele é gato e você está a fim dele e da companhia. Mas, quando topa a parada, ele categoricamente não quer mais.

O dia que você sugere ele não pode, não tem agenda, está uma correria no trabalho. Aí você deixa pra ele escolher o dia então, e ele escolhe, mas ele para de te responder quando você manda mensagem na véspera pra confirmar. E se você telefona pra ele, ele sempre estava no banho e não ouviu o celular tocar.

E se aparece depois com alguma desculpa pro bolo que te deu, ela é sempre plausível o suficiente pra fazer você não cobrar mais explicações (“fui cochilar e dormi a noite toda”, “acompanhei um amigo no hospital”, “surgiu uma viagem inesperada e não tive como te avisar”, “tinha um aniversário e durou mais do que imaginei”).

E você não quer pagar de maluco já que vocês mal se conhecem e já que a etiqueta de primeiros encontros e de não-relacionamentos é apenas uma: não parecer desesperado – uma corda que sempre arrebenta do lado inocente das histórias. Então você aceita e fica na sua, fingindo que não viu todas as falhas nas justificativas. Fingindo que não quer perguntar: porra, você não tem culhões pra fazer uma ligação? Você não teve 30 segundos pra digitar uma mensagem? Ou você é apenas só um idiota sem palavra mesmo?

Conclusão: o Gato Que Precisa Se Reafirmar, na verdade, só quer saber se você transaria com ele ou não. No que você responde que sim, você e o ato não interessam mais. Ele só quer a informação.

Aí passa um tempão, você esquece que ele é Gato Que Precisa Se Reafirmar e, veja só, cai no papo dele de novo e o convite se transforma, de novo, num desconvite.

Bom, estamos todos aqui pra te falar (caso não tenham te falado ainda ou seja complicado lembrar): isso não é uma fase, ele é assim. Não é nada com você, nada de errado com você, nem é algo pessoal. É simplesmente babaquice alheia mesmo. Respire fundo e ignore essa pessoa daqui em diante. Delete das suas agendas e redes e vida. Vai ser muito melhor pra você. Quem tá interessado de verdade, sempre aparece. Se você não está se sentindo minimamente priorizado, pule fura o mais cedo possível.

E, caso você seja um desses que some, um recadinho: ignorar alguém é ensinar esse alguém a viver sem você.

(baseado na ótima série de tweets da @racheljuraski)

12 comentários em “O Gato Que Precisa Se Reafirmar

  1. Você não é prioridade.

    É muito chato conversar com aquele boy por whatsapp que só te enrola, enrola, enrola… Deve ser só um babaca que usa o aplicativo pra alimentar o ego… Uhnn… Vamos problematizar isso?

    Sou estudante-trabalhador. Me mantenho praticamente sozinho. Peço ajuda aos meus pais vez em quando para pagar as contas que não couberam no meu orçamento. Faço curso na área de exatas. Passo alguns finais de semana sem dormir. Enquanto isso, vez em quando aparece alguém no whatsapp dando beijinho no ombro e dizendo “quando tiver espaço na sua agenda a gente se fala.”.

    Eu fico puto! Muito puto! Sou dramático de carteirinha e odeio quando alguém que sequer vi na vida insinua que estou mentindo quando digo que estarei meu final de semana fazendo o que tenho que fazer.

    Gato, aceite. Você não é prioridade. Acontece. As ambições são outras e relacionamentos, até mesmos os abertos, demandam energia e tempo para cuidar. E, enquanto eu não conheço o cara realmente, não to afim de correr riscos como conversar com alguém que não para de olhar para suas pernas e pro seu pinto, ou começa a normatizar relacionamentos e hierarquizar as bichas. Não, gato, você não é prioridade e dar bom dia não significa que estou sexualmente à sua disposição. Significa que até então, tá legal conversar com você.

    E o ego? O ego a gente trabalha, assim como a vaidade. Tanto a vaidade de querer se sentir quisto, quanto a vaidade de achar que deve ganhar um grau de prioridade afetiva na vida de alguém por conta de uma dúzia de mensagens trocadas no whatsapp…

    Curtir

    1. O boy que só quer atenção tem algum problema, fato. Se você é do tipo que marca e desmarca na última hora, então, mil desculpas, vc não está preparado para qualquer tipo de relacionamento.

      “Mas eu tenho responsabilidades, tenho outras prioridades”…

      Responsabilidades? Que tal a que você disse que iria, marcou e criou expectativas? Mil desculpas, mas não sou obrigado a saber de toda sua história de vida (mesmo porque você não precisa saber da minha); que vc trabalha, estuda, ou que seja. Prioridades? Bem, você colocou em sua agenda que o encontro seria uma prioridade. Ou seria o encontro apenas um tapa-buracos, para quando outra coisa melhor surgir, vc desmarcar?

      Não digo que imprevistos acontecem. Eles acontecem; sim. Mas toda santa vez que vc marca algo, uma coisa inadiável acontece?! Desculpe, então vá se benzer, repense sua vida, porque tem algo de (MUITO) errado aí.

      E se ainda assim for o caso… Então simples, MANTENHA CONTATO, e não apenas quando quer ver se o cara ainda é a fim de te pegar (pra auto-afirmação). Impossível ninguém ter 5m pra responder uma msg ou algo assim. Mandar msg de 3 em 3 meses, dar em cima, marcar e desmarcar, toda vez, daí não dá né?!

      E óbvio, existem bixas e bixas. Tu sabes onde estás se metendo, com cada um deles.

      Curtir

      1. É óbvio que existem caras que se comportam desta forma, mas o texto normatiza o fato de que caras que desmarcam são apenas babacas. E não são. Há nuances, rotinas diferentes, preocupações e ambições diferentes. Se um cara desmarca contigo, ele provavelmente não estava bem para sair naquele momento.

        E mesmo que desmarquem. Deu mancada? Para de abaixar a cabeça. Não ceda a esse jogo da próxima vez. E lembre-se que pessoas se comportam diferente de acordo com cada pessoa, então ainda assim chamar o cara de filha da puta (que xingamento machista, não?) pode não ser a melhor forma de lidar com isso.

        E detalhe, quando vc manda a real, você ainda é chamado de prepotente por achar que a pessoa tá afim de ti (Oi?!).

        Aceite. Você não vai ser prioridade afetiva na vida de alguém por conta de uma dúzia de mensagens trocadas no whatsapp.

        Curtir

    2. Ao meu ver, o texto fala sobre os “gatos” que só respondem quando querem transar contigo ou te pegar quando lhes convém. Lógico que cada um tem sua prioridades, problemas, afazeres, mas geralmente esses “gatos” que ele diz, ignoram por querer e os mesmos quem são os FDP da história.

      Curtir

  2. Típico texto escrito por alguma menina meia boca, se fosse gata nem ia saber o que é passar por isso. Mulheres aprendam se o cara te quiser mesmo ele vai ligar e vai atrás. Ele só faz isso porque não te quer ueee

    Curtir

    1. Quanto machismo em um único comentário. Vc sim deve ser um coitado perdedor… Daqueles que tem que ter carro importado pra conseguir mulher siliconada na balada. Otario.

      Curtir

  3. Amore…

    A vida não é um binarismo entre viver na sauna e fazer planos de casamento. Existem infinitas formas de busca pela satisfação emocional e quanto mais rápido vc se livra das convenções que a santa madre igreja nos colocou, melhor. Me corrija se eu estiver errado, mas esse texto é fruto de um sentimento ruim que pode ser revolta, mágoa, indignação… etc. E vc está tendo esse sentimento pq vc está julgando moralmente a maneira que u(ns) caras tem de buscar satisfação emocional pq vc acaba esperando algo deles que eles não estão dispostos a lhe dar. Mas isso não é um problema deles, é um problema seu. Você que tem que saber lidar com frustração. Talvez esse cara aí que desmarcou com vc vá encontrar alguém e ser o namorado perfeito pra outra pessoa. Sai desse lugar de julgamento aí e olha pra dentro que só vai te fazer bem.

    Beijim.

    Curtir

  4. Eu concordo com o Davi Viana em maior parte. Mas, após ler esse texto, lembrei que mantenho alguém nessa há algum tempo, não como nem saio de cima. E isso é contraditório ao estilo de vida que escolhi: pensar, dizer e fazer a mesma coisa. Pessoalmente, é bom saber que alguém tá sempre disponível pra você, mas, convenhamos, se está sempre disponível pra mim, existe uma chance grande de estar sempre disponível pra mais alguém. De qualquer forma, foi bom ler isso e a partir de agora, irei evitar situações que me coloquem em cima do muro cibernético dos relacionamentos.

    Curtir

Deixe um comentário