Por que Gastón é o pior vilão da Disney?

Essa semana um amigo me mandou um textão* sobre como o Gastón, do filme “A Bela e a Fera” é, de fato, o pior vilão de todas as histórias Disney. O lançamento da história em live action reacendeu essa discussão: acontece que ele não é caricato e não tem poderes mágicos ou inúmeros capangas, como um vilão clássico. Gastón é (bastante) real.

Muito se fala sobre a história ser uma interpretação romântica da famosa Síndrome de Estocolmo, que é quando a vítima de um sequestro começa a defender e a ter simpatia por seu sequestrador. Mas não é bem isso.

Howard Ashman, que colaborou na animação original e teve uma enorme influência na história do filme, foi um homem gay que morreu de AIDS logo após o trabalho ser concluído. Se você assistir ao filme com isso em mente, a verdadeira mensagem fica bem clara: Gastón demonstra que os valentões (os “bullies”) são recompensados e amados pela sociedade, desde que eles possuam um certo conjunto de características – enquanto pessoas agradáveis que não são atraentes ou não se comportam dentro de um certo padrão são isoladas. A história de amor entre Bela e a Fera é sobre os dois achando consolo um no outro depois que a sociedade os rejeita – por motivos diferentes.

A cidade inteira acha Bela bonita mas censura essa mania dela de ler livros e tentar alfabetizar crianças, inclusive censura com violência. E a cidade toda tem medo da aparência da Fera e consegue facilmente inventar justificativas para matá-la.

tumblr_m3mmexwzdp1r93hr6o1_250
“Não é certo uma mulher ler. Em breve ela vai começar a ter ideias e a pensar”

Já Gastón é um machista, preconceituoso e inculto, adorado pelo povo por ser bonito enquanto também zomba Bela por ler livros, prende o pai dela por ser excêntrico e quer matar a Fera também baseado apenas em sua aparência. E todos apoiam e acompanham Gastón na missão.

A sociedade recompensa esses valentões, porque somos educados para acreditar que suas vítimas é que estão erradas. Que se alguém não se encaixa, então essas pessoas devem sim ser destruídas ou, no mínimo, colocadas em “seus lugares”. A população entra na dança de exaltação à Gastón e ignora que ele nunca fez nada por aqueles cidadãos e ignora as acusações de tentativa de assassinar o pai de Bela, por exemplo.

Gastón é aquele coleguinha da escola que enchia a paciência das meninas e fazia piadinha com os meninos gordinhos ou magrelos; é aquele político que acha que homofobia e machismo são coisas naturais da sociedade; é aquele religioso que quer aniquilar qualquer pessoa que tenha uma crença diferente da dele; é aquele pai que proíbe o filho de fazer qualquer coisa que não seja esporte.

Todos nós tivemos e temos um Gastón na nossa vida, uma pessoa cujo comportamento desagradável e ataques é desculpado pelas pessoas ao redor, porque eles são bem sucedidos, ou ricos, ou bonitos, ou bom em esportes, ou por seus pais serem importantes. Aqui acho que nem preciso citar exemplos, né?

Por isso Gastón é o pior de todos os vilões: ele é real e está entre nós.

Screen Shot 2017-03-24 at 11.53.25

*O texto original é de autoria de Adriane St. Pierre e pode ser lido nesse link aqui.

**Para ampliar a discussão sobre o tema, sugiro o documentário “The Mask You Live In”, disponível na Netflix.

Anúncios

Um comentário em “Por que Gastón é o pior vilão da Disney?

  1. Prestes a completar 30 anos eu fui, pela primeira vez, assistir A Bela e a Fera nesse final de semana. Como eu não conhecia os pormenores da história, fui crente que o Gaston era um alívio cômico, o atrapalhado que faz o povo rir. E começou assim, mas depois ele foi gradativamente se mostrando e eu fiquei “passada” com a vilania do rapaz. O Luke Evans estava sensacional, eu saí do cinema realmente abalada com as atitudes do moço, ele deturpou, traiu, mentiu, atirou pelas costas, tudo com um sorriso encantador no rosto. Deus me livre, porque realmente existe gente assim no mundo, como foi bem colocado no texto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s