O engenheiro de som com insônia

Vou te contar, é muito complicado ter insônia quando você é engenheiro de som. Ele trabalha em um estúdio, editando áudios de entrevistas, podcasts, músicas. Quando não conseguia dormir um dia, recorreu aos milhares de vídeos disponíveis sob demanda, prometendo curar até a insônia mais terrível.

Tem milhões desses vídeos no YouTube, já viu? Todo mundo já recomendou algum, com a promessa de ser ainda mais infalível que o outro. Mas nenhum adiantou para ele.

“Piano para dormir”? Quem é o maluco que escreve uma música cujo objetivo é literalmente fazer com que quem está ouvindo pare de prestar atenção em sua obra? Que tipo de artista ao contrário é esse? Sem contar que toda música feita “para dormir” já prova sua ineficiência simplesmente por existir – se os músicos e produtores conseguiram chegar ao final da gravação acordados, foi porque a música não cumpriu seu objetivo.

Mas barulho de chuva é infalível, dizem. Florestas tropicais. Aves passando perto do seu ouvido. O bucólico som de cachoeiras, pardais, grilos e cigarras lá longe.

Mas não é nada prático levar equipamentos de gravação para uma floresta. E dar a sorte de ter uma chuva leve, trovões sempre no mesmo volume (o que indicaria também que os raios estão caindo sempre na mesma distância do microfone) e ainda por cima tantos pássaros cantando tão alto juntos? Impossível.

Claramente era uma floresta artificial, um arquivo de áudio feito com remendos de várias gravações separadas. Uma gravação de chuva leve, uma ou duas de trovões que ficavam se repetindo, e o mesmo para o som dos animais. Será que os animais foram gravadas no mato ou são gravações de aves que estão em gaiolas? Se ouvir o som de bichos em jaulas te relaxa, isso não torna você um psicopata?

Sabia que existe banco de imagem para isso? Não de imagem, claro, mas de sons, mesmo. Galerias e galerias infinitas com gravações de todo tipo, disponíveis para serem compradas. É por isso que o bebê gigante daquele episódio de “Chaves” chora exatamente igual ao bebê daquele episódio de “Gilmore Girls”. Mas ninguém repara nessas coisas, quase ninguém tem referências tão diferentes e detalhadas para comparar, mas ele tem.

E é por isso que ele não consegue dormir.

Deixe um comentário